Notícias

Você Conhece os 5 R's da Sustentabilidade?

Normalmente questiona-se como reciclar, onde e o por quê. Analisando do ponto de vista ecológico, a reciclagem apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente e acredita-se que os 5 R’s da sustentabilidade garantem uma vida harmoniosa com o meio onde vivemos.

1.      Repensar

Reflita sobre aquilo que se quer comprar, se é realmente necessário ou não, e analise se as suas ações estão sendo proativas em relação à conservação do meio ambiente.

2.      Recusar

Recuse produtos que sejam de produções duvidosas, opte por empresas que buscam a sustentabilidade em seu modo de produção ou possuem ações de reciclagem de seus próprios produtos. Lembre-se: não é sacola plástica culpada pela poluição do meio ambiente, mas sim o descarte incorreto e a falta de políticas públicas para a reciclagem de tal material (e isso serve para diversos outros).

3.      Reduzir

Reduza à metade seu consumo de recursos naturais, por exemplo em relação à energia elétrica doméstica, e escolha produtos com maior qualidade e durabilidade.

4.      Reutilizar

Ao criar outros produtos a partir daquele que já não é mais útil em sua função original, você aumenta o ciclo de vida do produto e economiza na extração de matéria prima virgem e na compra de outros materiais sem necessidade.

5.      Reciclar

Pratique a reciclagem e garanta emprego e economia nos gastos com: consumo de água, uso de energia elétrica e extração de matéria prima. A coleta seletiva é uma boa opção para a separação dos lixos e deve ser incentivada pelas políticas públicas.